Coletivo Gastronômico: Festa Retrô - Mousse de Salame

Olá pessoal

Para o coletivo de agosto foi escolhido um tema super divertido: Festa Retrô!
A ideia foi reproduzir pratos servidos nas festas dos anos 70 ou 80 e ainda aproveitamos e comemoramos o aniversário da Sandra Peres.
Sim, este mês teve festa presencial e foi muito legal!
Uma pena que nem todos os membros puderam estar presentes, mas certamente teremos outras oportunidades de reunir todo mundo e ainda fazer crescer essa galera.
Minha infância foi total anos 80 com direito a festinha de aniversário com buraco quente, tubaína de garrafa,  biriba, bala de coco, brigadeiro e beijinho.
Bolo salgado de pão de forma, barquinhas com salpicão, carne louca e bolo recheado de doce de leite com ameixa continuam presentes nas festas da minha família, são receitas fáceis, que rendem e todo mundo gosta.
Vocês vão encontrar várias dessas receitas nos posts desse mês.
A participação da nossa cozinha foi com uma mousse salgada de salame, muito simples de preparar!
Já que as balas de coco que eu levaria não ficaram tão boas como eu gostaria, levei também beijinhos de coco.
A mesa ficou linda e cheia de delícias!


Foto: My Flavors

Mousse de Salame

Ingredientes:
  • 100g de maionese
  • 100g de creme de ricota
  • 200g de salame
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • 1 colher (café) de molho inglês
  • 1 colher (café) de sal
  • pimenta do reino a gosto
  • 2/3 de um pacotinho de gelatina sem sabor
  • 4 colheres (sopa) de água
Preparo:
  1. Prepare a gelatina utilizando as 4 colheres de água ( siga o modo de preparo da embalagem);
  2. Coloque todos os outros ingredientes do processador e processe até formar um creme, ainda vai ficar uns pedaços de salame;
  3. Acrescente a gelatina preparada e misture bem (no processador);
  4. Forre um recipiente com capacidade para 500ml com papel filme e despeje a mousse;
  5. Leve a geladeira até firmar;
  6. Decore com salame e sirva com torradas.
Se não tiver processador, pode usar o liquidificador.

O melhor da festa, ter oportunidade de experimentar os pratos dos amigos do coletivo!





Agradecimento especial a Carol do My Flavors que cedeu fotos lindas dos nossos pratos.



Não perca os posts do Coletivo e prepare uma super festa:

My Flavors: Barquinhas de Salpicão
Mosaico de Receitas Bolo Salgado de Frango
Se Eu Fiz Vc Faz: Batatinha em Conserva
O que temos hoje Elisa?: Empanada Galega de Frango
Burburinho na Cozinha: Bolinho de Arroz
Artes da Mel: Geléia de Pinga
Lab Culinário: Cachorro Quente Batido
Gastronomia & +:  Ovos Recheados (Deviled Eggs), ClubHouse Punch
Minha Marmita Tem: Canudinho de maionese e limonada cor de rosa
Better Call San: Bolo de Coco com Baba de Moça e Marshmallow 
Gordices : Bolo de Pão de Queijo
Panela e Paixão: Beijinho de Coco

Beijos,

12 comentários:

Dafne Augusto disse...

Muito delícia nossa festa. Só gente fera fazendo prato maravilhoso *-* kkkk. Adorei sua mousse Beta. Queria ter comido mais, mas meu limite de comilança foi ultrapassado rapidamente com tanta comida kkk.
beijos

Rebecca Bittencourt disse...

Beta, esse mousse estava DIVINO!!! Não vejo a hora de testar aqui em casa e impressionar o namorado <3
Foi muito gostoso, adorei conhecer vocês mais de perto :)

Laís - Eu No Sol disse...

E como faz pra se servir?
Fica com consistência de geléia? Acho que não entendi como comer kkkk
Sou amiga da Sandra e estou entrando nos outros blogs do Coletivo pra bisbilhotar =)
Sucesso!

Sandra Peres disse...

A mousse estava perfeita, como a festa toda. Tinha um pouco de preconceito com mousse salgada e me surpreendeu, favoritei a receita, vou fazer muito!
Acho que o tema poderia ser festa todo mês só mudar o tema hehehe
Não posso mais reclamar que não tenho festa porque é dia dos pais :)

Unknown disse...

Nossa babei, fará parte do cardápio de sábado com certeza. Depois mando foto pra você. Bjos

Cinara Soares disse...

Nossa, parece divino. Pena não ter experimentado, mas farei e depois te conto.Bjs

Unknown disse...

O melhor mousse de salame que comi!!! A Gabriela ficou alucinada!!! Parabens minha querida Beta!!!

Rachel disse...

Vixe... cheguei a salivar só de olhar a foto dessa mousse, imagino o sabor. Vou levando a receitinha amiga, logo logo estará em um dos meus happy hours.
Beijão!!!

Ana disse...

Nossa! Que aspecto delicioso!
Vou guardar esta receitinha para fazer no fim de semana.
Bjs
Ana
http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

Carolina Rodrigues disse...

Estava ansiosa para a sua receita.
Super diferente, fácil e parece uma perdição de gostosura.

SeEUfizVCfaz disse...

hummm... isso é muito bom!!! Adoro!!!

Unknown disse...


thank you

حراج السيارات