Manteiga de amendoim

Olá,

estou aqui tentando postar novamente, não sei quando vou conseguir fazer isso com mais regularidade, mas vamos lá, sempre em frente!
Minha cozinha não é tão equipada como eu gostaria, ainda que suficiente para o que eu preciso. Esses dias o liquidificador pifou e já que tinha que comprar outro, optei pelo sonhado multi processador.
Bobo né? Mas eu queria muito!
A primeira coisa que eu fui fazer: manteiga de amendoim. Não dá nem para dizer que é receita de tão fácil.
É só jogar no google que terá centenas de opções.
Eu já fiz 3 vezes, a primeira deu errado. Fiz assim:

Manteiga de amendoim
Ingredientes:

  • 300 g de xerém de amendoim
  • 1 colher de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Preparo:
Coloque tudo no processador e bata até formar uma pasta. Quanto mais bater mais cremoso fica.
É preciso desligar várias vezes o processador e raspar as laterais. Parece que vai dar errado, mas não vai, é só ter paciência.

Na primeira tentativa eu obtive essa consistência:





Dá para formar bolinhas ou dadinhos. Ahhh dadinhos, já sou apaixonada pelo industrializado, caseiro ficou de morrer de comer.
O óleo de coco dá um aroma e gostinho bem bom.
Ficou bem firme e eu queria mais cremoso, mesmo batendo não amolecia. Achei em um site uma receita que falava para acrescentar água quente, fiz isso e desandou total! Foi para o lixo :(
Não vou colocar o site aqui, porque tenho certeza que o erro foi meu, eu não segui o processo indicado desde o inicio.
Refiz e deixei nessa consistência mesmo.

Acabou comi tudo, repeti a receita somente com amendoim e 3 colheres (sopa) de açúcar. Aqueci o xerém  no forno por uns 10 minutos antes de bater e obtive essa consistência:



Escolha a que preferir, é fácil, mais barato que os vendidos e delicioso.
Eu usei o xerém por praticidade e por não ter encontrado amendoim sem sal, mas vale usar o amendoim cru, torrar, tirar as casquinhas e bater.



Beijos

5 comentários:

Fabiola disse...

Beta, que bom te ver de volta! Adorei a receita. A gente sempre precisa ter umas cartas na manga para fazer certos produtos que acabam sendo caros e esta receita é uma ótima saída! Beijinhos
Fabiola

Tertúlia da Susy disse...

Que bela ideia!

marisanta disse...

Dá uma esquentadinha no amendoim e bate sem medo de ser feliz. Não precisa misturar nada, pra a consistência ficar cremosa tem que bater MUITO! Parece que não vai dar certo, a gente acha que o processador vai queimar, perde a paciência... Mas não tem jeito, pra ficar consistente é só com o tempo. No meu processador demora uns 10 minutos batendo pra ficar bem cremisinho... =)

Mundo do Sabor disse...

Beta, amamos amendoim aqui em casa,vou tentar fazer!


Beijoos

Valentina disse...

Bete, facílimo,nao é?