Coletivo Gastronômico - Pão Delícia de Maçã

Doce, salgado, simples, recheado, com glúten, sem glúten, branco, integral, não importa eu AMO pão.
E acho uma arte quem sabe fazer!
Aproveitando que esse mês também é feito o World Bread Day  o tema escolhido do Coletivo Gastronômico foi pão.
Sua preparação sempre é um grande desafio para mim, para seguir minha linha doceira escolhi um pão doce, mas tem recheio de fruta!

Parecem muitos passos, mas é simples de fazer e muito gostoso! A massa pode ser usada para outros pães doces.

O nome já convida é pura delícia!



Pão Delícia de Maçã
rendimento: 20 pãezinhos

Ingredientes:
Massa:
  • 1 tablete de fermento fresco para pão
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo ( aproximadamente)
  • 1 ovo inteiro
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Recheio 1:
  • 500 ml de leite
  • 2 gemas
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • essência de baunilha

Recheio 2:
  • 2 maças picadas em cubos pequenos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de canela em pó

Finalização:
  • 1 gema para pincelar
  • Açúcar de confeiteiro
  • Leite
Preparo:
  1. Inicie pelos recheios;
  2. Para o recheio 1, aqueça o leite com a manteiga. Separadamente bata as gemas com o açúcar, com um garfo ou fouet, misture o amido de milho e coloque o leite quente sem parar de mexer;
  3. Peneire a mistura e volte para panela, mexendo sempre até engrossar;
  4. Antes de desligar o fogo coloque a essência de baunilha;
  5. Reserve;
  6. Para o recheio 2, em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente os demais ingredientes;
  7. Cozinhe por uns 3 minutos, a maçã não deve desmanchar;
  8. Reserve;
  9. Para a massa, em uma tigela coloque o fermento, 1 colher de açúcar e o sal;
  10. Mexa até ficar uma pasta e acrescente o leite e a água;
  11. Adicione 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até formar um mingau grosso;
  12. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos;
  13. Bata o ovo e a gema com o restante do açúcar e a manteiga;
  14. Junte essa mistura a massa que ficou descansando e coloque aos poucos o restante da farinha;
  15. Sove a massa por aproximadamente 5 minutos em uma superfície enfarinhada;
  16. Faça uma bola, coloque em uma tigela, cubra e deixe descansar por 45 minutos;
  17. Divida a massa descansada em bolinhas ( rende aproximadamente 20 pães), recheie cada bolinha com um pouco dos 2 recheios e feche bem unindo as pontas;
  18. Coloque em assadeira enfarinhada e deixe crescer novamente, por uns 15 minutos;
  19. Pincele com gema de ovo e asse em forno moderado até durar;
  20. Depois de assado, faça um fondant com açúcar de confeiteiro e leite e espalhe pelo pão ainda quente.


Dicas: 
  • Use 1 colher (sopa)  de açúcar para 1 colher (chá) de leite para fazer o fondant;
  • Pode usar a máquina de pão para fazer a massa se desejar;
  • Varie o recheio, goiabada, banana, chocolate;
Confira as outras receitas do Coletivo e se joga no glúten!




Cozinha Autoral: Massa Base para Pão Caseiro
Ana Cláudia na Cozinha: Pão de Mandioquinha
Se Eu Fiz Vc Faz:  Pão de Leite
O que temos hoje Elisa?:Pão com peito de peru e bacon
Brie com Goiabada: Pão Trançado de Chocolate
Burburinho na Cozinha: Pão de Abóbora
Artes da Mel: Pão de Fubá
Gastronomia & +: Pão de Forma Versátil 
Better Call San: Pão de Nutella

Beijos,

8 comentários:

Carolina Andrade Biffi disse...

Ai Beta, esse açucar em cima é minha perdição, como vários!! Ficou lindo!!

Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

Oi Beta!!!
Sabe que vc me fez voltar à infância?
Quando pequena meu costumava comprar um pãozinho de maçã pra gente... Me lembro até hoje do sabor, porém a padaria não o faz mais. =(
Sua receita me lembrou e muito esse pãozinho! Vou levá-la comigo!
obrigada por compartilhar!
Seus pães ficaram lindos! Parabéns!
Beijocas...

Lylia Diógenes disse...

Ai que vontade que deu, Beta! Delícia!
Bj,
Lylia

Ana disse...

Que receita original devem estar divinais!
Bjs e um bom domingo
Ana
http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

ANDRE GONÇALVES DA SILVA disse...

23 acessórios que resolverão seus problemas na cozinha



http://www.mestresabe.com/2015/08/23-acessorios-que-resolverao-seus.html



meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/

aproveite e veja meu site de vendas

http://www.lojadomestreandre.com.br/

Fabiola disse...

Beta, estes pãezinhos assim são tão deliciosos e lembram a infância da gente se lambuzar com a cobertura de açúcar. Adorei os recheios que você colocou!
Fabiola

Burburinho na Cozinha disse...

Eu também amo pão Beta e o seu me fez lembrar quando costumava comprar uns bem parecidos na padaria quando criança. Delícia!!!c

Deia Tomaz disse...

pão com cara de infância... minha avó fazia um bem parecido... pude imaginar o cheirinho...