Ratatouille

Olá pessoal!

A receita de hoje não é nenhuma novidade, a Rachel do Na Biroskinha também postou um ratatouille lindo na semana passada.

A minha versão veio do Cozinha Pequena eu fiquei encantanda com a receita que a Débora postou e tratei logo de fazer, afinal meus legumes favoritos estão unidos nesse prato!

Eu não achei as ervas frescas :( e tive que usar as secas, e acredito que deve fazer muita diferença, mas mesmo assim ficou muito gostoso.


A foto não ficou bonita, e faltou o verdinho das ervas, mas valeu mesmo assim.
Ratatouille
  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1 tomate sem pele e sem sementes
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 50 ml (aproximadamente) de azeite extra-virgem
  • Sal e pimenta a gosto
  • Temperos variados: folhas de tomilho fresco, manjericão, salsinha, cebolinha. Ou “ervas de provence” frescas. ( eu usei, ervas finas e orégano seco)
Preparo:
  1. Corte a beringela e a abobrinha em fatias no sentido do comprimento;
  2. Retire a pele e a semente dos tomates e corte em 4;
  3. Retire a pele os pimentões;
  4. Corte a cebola em rodelas grossas e o dente de alho ao meio;
  5. Grelhe cada legume separadamente, eu grelhei na frigideira mesmo, eles vão ficar um uma crosta torradinha;
  6. Depois de frio, corte os legumes um pequenos cubos, somente o alho deve ser bem picado;
  7. Misture tudo e tempero com sal, pimenta, as ervas e o azeite.
  8. Sirva quente ou frio.
Receita orginal com fotos lindas aqui!

Dá um pouco de trabalho? Dá sim!! Mas vale muito a pena, eu já tinha feito outro prato semelhante aqui, e o sabor ficou bem diferente.

E enquanto terminava de escrever,  vi que a Fabiola do Brie com Goiabada também postou ratatouille, depois de tudo isso você ainda tem dúvidas que esse prato é MARAVILHOSO??

Beijos,

10 comentários:

Gina acasadagigis disse...

Beta,

Um acompanhamento muito bom e saudável , bjs

Andréa Santana disse...

Beta,
essa receita é uma delícia, amoooo!
Eu também postei receita com berinjela,rsrs.

bjs,
Andréa..

Minhas Receitas Dia a Dia disse...

Eu gostei do jeito que vc fez, deve ter ficado ótimo, e com certeza este prato é uma delícia!! Abraços.

Monica Uehara disse...

Beta, não tem como não lembrar do filme. rss. Que eu adoro, por sinal! Acho este prato bárbaro. Saboroso e saudável.

Vicentina disse...

Posso imaginar o sabor, adoro berinjela e com todos estes acompanhamentos, deve mesmo ficar Maravilhosoooo.
Bjs

Andreia Braga disse...

Muito legal essa receita, pena q nao como beringela...hehehe

Bjs

Andreia Braga

Papinha Doce disse...

Nunca provei mas estou curiosa.

Bjinho

Fla disse...

Que beleza de receita, adorei.
Bjs

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Qnto a cerveja com aroma de café é mais para adocicada ou não? Dá para sentir o café?
Beijos
Patty

Fabiola disse...

Oi Beta, bom dia!
Se você gostou do ratatouille, com certeza se vc fizer com aquela apresentação lá de casa... vc vai se surpreender, além de ser muito fácil de fazer, sem mistérios. Recomendo! Depois vc me conta.
Beijão
Fabiola