Coletivo Gastronômico- Sopa de Cebolas da Sra. Weasley

O tema escolhido para o coletivo desse mês foi bem interessante, comidas relacionadas a filmes ou séries de TV.
Não foi muito fácil para mim, porque se o filme não for específico ou a cena sobre o prato não for repetitiva, eu provavelmente não vou prestar atenção.
Porém quando mencionaram o tema, não pensei em outra coisa a não ser Harry Potter!
Sim, eu sou um tiquinho velha para isso, mas sou super fã, do livro, do filme e de tudo que ronda o tema.
Lembranças de outra vida, talvez!
Quem já viu o filme vai se lembrar do carrinho de guloseimas no Expresso de Hogwarts e dos incríveis banquetes no Salão Comunal, onde pratos e pratos pousam magicamente sobre a imensa mesa! Tortas de carne e rim, abóbora assada, frango, suco de abóbora, tortinha de abóbora e a famosa cerveja amanteigada.
Ainda consigo passear por Hogsmeade e me imaginar entrando no Três Vassouras!

Mas a homenagem que trago hoje é para uma personagem que eu amo e eu certamente adoraria fazer parte da família Weasley.
Trago a versão que imagino da Sopa de Cebola da Sra. Weasley, essa incrível matriarca que sempre acolheu nosso querido Harry.

Ela serviu essa sopa em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Porque ela é uma mãe e mulher fantástica, que aquece o coração da gente com um prato de sopa, nos adoça com seu melaço fudge, nos defende com sua poderosa varinha e também nos envia um berrador quando necessário!

Molly Weasley nos representa!

"Ela deu outra batida na panela que se ergueu no ar, voou até Harry e se inclinou; a Sra. Weasley encaixou sob a panela uma tigela bem em tempo de aparar o caldo grosso e fumegante da sopa de cebola.
— Pão, querido? [J. K. Rowling, Harry Potter e o Enigma do Príncipe]"

No meu imaginário e com a condição da família Weasley, acredito que Molly faria uma deliciosa sopa como os ingredientes que tinha em casa e foi o que eu fiz:


Sopa de Cebola da Sra. Weasley

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 cebolas grandes fatiada
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 inhames pequenos picados
  • 600 ml de caldo de legumes
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 1 folha de louro
  • sal
  • pimenta do reino
  • Pão
  • Queijo ( prato, emmental, gruyere, etc)

Preparo:

  1. Coloque o azeite em uma panela e aqueça em fogo médio;
  2. Adicione a cebola e frite até murchar e começar a caramelizar, sem deixar escurecer;
  3. Acrescente o alho e inhame;
  4. Acrescente o caldo, o louro e tempere com sal e pimenta;
  5. Cozinhe em fogo baixo até o inhame ficar macio;
  6. Na falta de uma varinha mágica, retire o louro, coloque a sopa no liquidificador com o creme de leite e bata até ficar cremosa;
  7. Acerte os temperos, se necessário;
  8. Acrescente o caldo da sopa aos poucos, pois não deve ficar muito rala;
  9. Sirva com pão levemente torrado e queijo.

Eu usei o maçarico para derreter o queijo, mas pode colocar no forno!

E se joguem na magia, porque de séria basta a vida!


Na cozinha da Carina- Ratatouille - Ratatouille
Better Call San- Torta de Limão - Lemon Pie " A Menina de Ouro" 2004

Um comentário:

Adriana Teles disse...

Muito interessante, eu nunca tinha pensado dessa forma. Parabéns pelo blog que está muito lindo. Continue sempre assim. Beijos, Dri.