Bolo de Banana com Caramelo

Desde o dia que o presente da minha amiga secreta chegou que eu estou com esse bolo na cabeça.
É claro que o meu não chegou nem perto da foto do livro, normal!
Nossa Senhora da Cozinha está precisando me iluminar!

Sobre o bolo: é bom, muito bom eu diria!

Eu tive problemas com a cobertura, o sabor ficou bom, mas a textura não! Em contato com a boca quase vira uma balinha.
Pode ser porque eu reduzi a receita, não sei ao certo. Optei por não espalhar sobre o bolo todo.

O bolo fica baixo ( o da foto também ficou, ufa!), se quiser um bolo mais alto, asse em uma forma menor.

Se não quiser arriscar a cobertura, uma chuva de açúcar com canela por cima do bolo fica ótimo. O massa do bolo não é muito doce.

Enquanto assa o perfume de banana e canela invade a casa. E bolo assando, para mim, transforma a casa em lar e só por isso já vale a pena!



Bolo de Banana com Caramelo

Massa:
  • 170g de manteiga
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 3 ovos batidos
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
  • 1/4 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 bananas amassadas
  • 2 colheres (sopa) de leite

Cobertura:
  • 1 1/3 xícara (chá) de leite condensado
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 3 bananas em fatiada
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1/3 xícara (chá) de chocolate ralado

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 33 cm X 23 cm e forre com papel manteiga;
  2. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga. Junte os ovos, a farinha, a canela e o fermento, misture bem;
  3. Incorpore as bananas amassadas e o leite;
  4. Coloque a massa na forma e nivele;
  5. Asse por 30 minutos ou até o bolo crescer e dourar;
  6. Deixe esfriar por 10 minutos, desenforme e deixe esfriar por completo;
  7. Para cobertura, coloque o leite condensado em uma panela com a manteiga e o açúcar. Mexa até o açúcar dissolver e a mistura ficar grossa e em tom de caramelo. Deixe esfriar;
  8. Espalhe o caramelo por cima do bolo  e depois coloque as bananas fatiadas por cima;
  9. Bata o creme de leite na batedeira até obter ponto de chantilly;(não usei)
  10. Coloque por cima das bananas e polvilhe com chocolate ralado.
Beijos e bom carnaval!

9 comentários:

Nathy disse...

Gente, que delíiicia! Vou fazer certo :)

Beijo da formiguinha

Cintya Maria Pedroso Ferrari disse...

Oi Beta!

O importante é o sabor, pois vale mais um bolo saboroso e com uma aparência não tão elaborada como a de um chef, do que um bolo lindo, e sem sabor.
Fique tranquila, pois acontece com todo mundo. E a gente costuma ser muito crítica também né?
Eu achei lindo! E fiquei imaginando o perfume na casa... Humm!

De-lí-cia!!!

Bjs e uma ótima semana pra vc! =)

Léia disse...

Oi Beta, fazer receitas que fiquem exatamente iguais às das fotos dos profissionais dos livros é uma sorte para poucos.Eu particularmente não sou um desses.Não importa muito a aparência, se tiver ficado bom está ótimo.Adoro bolo de bananas fiz um por estes dias.Beijos querida, tenha uma excelente semana.

Sol Pâtisserie disse...

Oi Beta nem sempre conseguimos a perfeição de uma foto de grande chef, o mais importante é o sabor e pela sua descrição deve ser uma delícia.
Bjs
Sol

Josy disse...

Nossa Beta, quando vi seu comentario lá no meu bloguito me fez pensar quanto tempo que não venho aqui e quantas delicias perdi. Vou colocar seu blog na minha lista pra ver te acompanho. Adorei seu bolo de banana, com essa cobertura de caramelo ficou especial. Sua terrine de morango está linda. Beijocas miga, boa semana

Teresa Newman Medeiros disse...

Beta que recepção boa, adoro ser recebida com bolo de banana, este aspecto do seu está lindoooo.
Bom restante de semana querida

Valentina disse...

Banana e caramelo eé uma mistura divina.

Cristal disse...

Adorei seu site, receitas maravilhosas, qro ver se final de semana eu faço....

também tenho um blog de receitas, quando tiver um tempinha me faça uma visita


http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/


abraços e sucessos

Tertúlia da Susy disse...

Que bela dupla de conjugação de sabores, kiss
Susana