Doce de Ricota

Olá pessoal!

Eu gosto muito de ricota, tanto em pratos salgados como doces.
Outro dia tive a sorte de comprar uma revistinha com várias receitas com esse ingrediente, aos poucos vou testando todas.
Essa ficou uma sobremesa bem leve e não muito doce.
Para quem prefere doce bem doce, vale a pena omitir as passas ou as frutas cristalizadas e cobrir com goiabada derretida ( combinação que eu amo!) ou uma geléia, acho que até doce de leite deve ficar bom!
Vou postar a receita como veio na revista ( Delícias da Calu edição 42) e as modificações que eu fiz.



Doce de Ricota
rendimento: 20 porções
tempo: 40 minutos
Valor calórico: 115 por porção

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 300g de ricota esfarelada
  • 1 xícara (chá) de leite ( usei desnatado)
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar ( usei 1 xícara de União Light)
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 150g de frutas cristalizadas ( usei 100g de uvas passas)
Preparo:
  1. No liquidificador bata os ovos, a ricota, o leite, o açúcar, a farinha e o fermento até formar uma massa lisa;
  2. Misture as frutas cristalizadas, sem bater, e coloque em uma forma de 30 x 22 cm untada e enfarinhada;
  3. Leve ao forno por 30 minutos.
Receita aprovada!

Beijos

12 comentários:

Yolanda disse...

Esse doce de ricota está divino, com certeza delicioso. Beta, bjs e felicidades.

Jotta e Rosley disse...

Ótima ideia Beta, deve ficar bem gostoso com a goiabada. Abraços!

Trainee de Cozinheira disse...

Bolo light é sempre bem vindo!!bjs
Maura

Cristina disse...

Olá, por vezes vou passeando pelos blogs e hoje cheguei aqui por essa receita,também aprecio muito ricota e vou levar sua receitinha!
Até mais...

® disse...

Beh,
Eu ri bastante...como o patê e o bolim...rsrs
Olha, eu gosto mt de ricota, e a misturinha no doce me agrada demais... com uvinha então =D
Um bejim grande procê minha flor!

Fla disse...

Adoro ricota também e sou fã de revistinhas com receitas. =D
Achei super interessante essa receita com esse toque de frutas cristalizadas ou a uva passa.
Bjs

Lourdes Sabioni disse...

Eu também adoro ricota, em doces e salgados.
Me deu vontade de provar essa delícia!
Beijos!

Teresa Newman disse...

como assim doce de ricota e com goiabada, acho que é tudo... combinaçao que adoro!

Andréa Santana disse...

OLÁ BETA!
GOSTO MUITO DE RICOTA, E COM GOIABADA ENTÃO HUMMMMMMM! ÓTIMA RECEITA!

BEIJINHOS.....

Mundo do Sabor disse...

huuuum, que delícia de bolo,adoro.
www.mundodosabor.blogspot.com

Beijinhos

Renata disse...

Beta, esse doce com a goiabada que vc está falando deve ficar bom demais!!! Parece textura de cheesecake, amei!

Beijo!

Gina disse...

Ricota é muito versátil, dá pra inventar bastante com ela.
Boa semana, Beta!