Muffins de Parmesão e Azeitonas

Enfim a receita dos muffins que fiz para acompanhar a sopa do post anterior.
Não é porque o frio se foi que vamos deixar de fazer. Eles serviram para acompanhar a sopa porém fica ótimo para o lanche ou acompanhar uma salada bem colorida.

Você pode também mudar o "recheio", use a imaginação, dá para usar o que tiver na geladeira e criar um monte de sabores novos!



Muffins de Parmesão e Azeitonas
rendimento: 6 unidades

Ingredientes:
  • 100 g de farinha de trigo
  • 50 ml de óleo
  • 100 ml de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado grosso
  • 1/2 xícara ( chá) de azeitonas picadas
  • 1/2 colher (sopa) de ervas da sua preferência ( usei um mix)
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • manteiga ou margarina para untar
Preparo:
  1. Unte com manteiga e farinha de trigo as forminhas para muffins e reserve;
  2. Preaqueça o forno a 200 graus;
  3. Em uma tigela misture todos os ingredientes, não precisa bater;
  4. Distribua a massa nas formas e salpique mais parmesão por cima;
  5. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Aproveitem!
Beijo

Coletivo Gastronômico - Sopa Vermelha

Uma sopa sempre vai bem para aquecer, nessa sugestão eu optei por assar os legumes que é uma coisa que eu adoro. Acho que o sabor fica mais marcante.
É uma sopa de tomates que leva beterraba, embora se perceba sutilmente o sabor da beterraba ela ajuda mesmo na cor e nos nutrientes, o sabor predominante fica por conta dos deliciosos tomates.

Ficou uma sopa bem levinha então resolvi acompanhar com algo mais sustancioso e fiz uns muffins de azeitona, parmesão e ervas.
Pode ser servida também como entrada  com um crocante de parmesão por cima.

Se você fã de tomates como eu, não deixe de experimentar!

E é com a Sopa Vermelha que inicio minha participação no grupo Coletivo Gastronômico, a cada mês desenvolveremos um tema com deliciosas opções para vocês!



Sopa Vermelha 

Ingredientes:
  • 1 kg de tomates tipo italiano
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 beterraba grande
  • folhas de manjericão
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro
  • sal
  • pimenta do reino
  • páprica picante
  • azeite de oliva
Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 180 graus;
  2. Em uma assadeira distribua os tomates e a cebola cortados em cubos grandes, o alho e folhas de manjericão;
  3. Regue tudo com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino;
  4. Asse até os tomates ficarem bem macios;
  5. Em outra assadeira coloque a beterraba sem casca cortada em cubos, temperada com azeite, sal e pimenta;
  6. Cubra com papel alumínio e asse até ficar macia;
  7. Enquanto os legumes assam, prepare o caldo de legumes, o meu levou cenoura, cebola, salsão, mostarda e pimenta do reino em grãos e salsinha;
  8. Depois de tudo pronto, coloque os legumes das duas assadeiras no liquidificador com o caldo de legumes, vá colocando o caldo aos poucos para acertar a consistência, bata bem e coloque em uma panela para aquecer;
  9. Acerte o tempero e coloque a páprica a gosto.


Aproveitem julho com o tema Sopas, abaixo o link que cada participante:



My Flavors: Creme de couve-flor com ervilhas frescas, repolho roxo e tiras de frango
Ana Cláudia na Cozinha: Sopa creme de pinhão
A Casa Encantada: Sopa de mandioca com carne seca
Se Eu Fiz Vc Faz: Creme de Abobora e Gorgonzola
O que temos hoje Elisa?: Sopa de carne com legumes
Burburinho na Cozinha: Caldo de Camarão
Artes da Mel: Creme de Feijão Branco com Linguiça Portuguesa e Páprica
Gastronomia &+: Caldinho de Feijão
Minha Marmita Tem :Sopa irlandesa
Panela e Paixão: Sopa de Capeletti e Linguiça
Feijão no Prato: Sopa Creme de Legumes com Nata
Delicious by Mari: Sopa de Chocolate
Better Call San: Creme de Batatas Aveludado com Bacon
Gordices: Caldo Verde
Experimente +: Creme de Abóbora Japonesa ( Funcional)
Mosaico de Receitas: Caldo Verde

Beijos,

Moça Banana

Olá pessoal

Hoje trago uma dica de bebida para aquecer e adoçar esses dias frios.
Banana dificilmente fica ruim em alguma receita, mas fiquei com receio em um bebida quente.
Tive uma grata surpresa porque ficou uma delícia, não sei porque demorei tanto tempo para fazer!
A receita é de um livro bem antigo da Nestlé (e isso não é propaganda!).

Que o feriado de vocês seja doce com aroma de banana com canela!



Moça Banana

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 6 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado


Preparo:

  1. Em uma panela coloque a banana e a canela e coloque em fogo baixo até amolecer, mexa para não grudar;
  2. Retire do fogo transfira a mistura para o liquidificador;
  3. Adicione o leite e o leite condensado, bate bem;
  4. Volte para panela e aqueça até iniciar fervura;
  5. Sirva polvilhado com canela em pó.
Beijos :) 

Pão de Mel

Depois de várias estações estou de volta e nada melhor do que começar adoçando o blog.

Sempre achei que fazer pão de mel era algo extremamente difícil, mas essa receita me mostrou que é super simples.
O maior trabalho é o banho de chocolate, que para mim ainda é um desafio.
É doce na medida certa e mesmo sem recheio a massa é muito saborosa, portanto se não quiser fazer porções individuais faça um " super pão de mel", mas não deixe de fazer.



Pão de Mel
Fonte: Site Edu Guedes

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 6 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (café) de cravo-da-índia em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio em pó
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma

Recheio:

  • doce de leite, brigadeiro, trufa ou beijinho

Cobertura:

  • 400g de chocolate meio-amargo fracionado ou chocolate temperado
Preparo:

  1. Unte com manteiga e enfarinhe a forma ou forre com papel manteiga, foi o que eu fiz;
  2. Em fogo baixo, derreta a manteiga e amorne o mel, a canela e o cravo;
  3. Desligue o fogo;
  4. Em uma tigela, misture o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de trigo; 
  5. Adicione o fermento, o bicarbonato e o leite;
  6. Misture bem todos os ingredientes;
  7. Coloque na assadeira e leve ao forno médio (180°C), pré aquecido, por aproximadamente 30 a 40 minutos; Depois de assado e frio, corte a massa ao meio no sentido do comprimento para rechear;
  8. Coloque o recheio de sua preferência, corte em quadrados ou com cortadores;
  9. Derreta a cobertura ou o chocolate de acordo com as instruções da embalagem e banhe o pão de mel.
Você pode assar diretamente em formas individuais de pão de mel.
Eu assei em uma assadeira de 30cm X 20cm, na primeira vez cortei em quadrados o que evita qualquer desperdício, na segunda leva cortei com cortadores redondos, as sobras viraram recheio de ovo de páscoa.
Eu também deixei a massa assada descansar de um dia para o outro antes de cortar e rechear.

O banho de chocolate fiz com cobertura e depois que descobri o pó mágico chamado Mycryo fiz com chocolate que ficou muito melhor.

Congelei uma parte da massa já assada e sem recheio para testar e ao descongelar ficou perfeito.

Uma receita para ser repetida muitas vezes!



Beijos,

Encontro Gourmet III

Mais de um mês depois venho aqui falar como foi minha experiência no terceiro Encontro Gourmet.
Esse ano de casa nova, o encontro aconteceu no campus da Estácio de Sá, o que nos possibilitou contato com as cozinhas da faculdade e nos rendeu aula " mão na massa".
Para quem ama cozinhar isso foi demais!

Como sempre tudo estava impecável, stands lindos e cheios de gostosuras. Para mim que participo desde de a primeira edição é sempre uma alegria estar lá, reencontrar tanta gente querida e conhecer pessoas novas.

Volto para casa sempre com gostinho de quero mais e sempre que vejo uma foto ou experimento um produto que recebemos dos patrocinadores é como reviver aquele clima novamente.


Claro que antes da abertura oficial o evento fomos recebidos com um delicioso café da manhã

SuFresh, Iguaçu e Renata
Delícias Fleischmann

Abertura do Encontro 


São realmente as meninas super poderosas!
Workshops:

La Pastina - Chef Fernando Alonso mostrando técnicas de gastronomia molecular

Queijos Palmyra - delícia de workshop

Sandeléh - Chef Eduardo Maya
 Me emocionei mesmo nesse workshop, quem me conhece sabe o quanto eu gostaria de trabalhar com comida e por muitos motivos ainda não segui esse sonho. O Chef Eduardo Maya começou aos 37 anos, mudou de vida. Ainda existe luz para mim!

Tupperware- muito divertido e esse ceviche estava muito bom!

Mão na massa União
Para aula mão na massa eu escolhi logo os doces e não me arrependi, a chef deu dicas ótimas para quem gosta de fazer bolos. Logo vou fazer esse bolo de churros, a massa é muito perfumada.

Não conseguir fotografar todos os stands, quem quiser ver a lista completa das empresas participantes é só acessar o site do encontro.

Miriam dos Bolos, Camil, Forno de Minas e Fugini

Baden Baden, Madame Formiga, La Pastina e Class Bar

União, A Casa Encantada Empório, Castelo e Naked Cake lindo da Delicious by Mari


E a melhor parte encontrar pessoas queridas!



Tietar Carlos Bertolazzi!

E ainda sair carregada de presentes!


Para ver mais fotos acesse o Cozinha da Gertrudes no Facebook!

E que venha o tetra!!

Beijos,