Coxas africanas

Não teve jeito me apaixonei pelas receitas da Nigella, tudo que tentei até agora ficou delicioso e rápido de fazer. Vem mais coisa dela por aí.
Embora eu também goste de preparar coisas mais elaboradas, no momento, rapidez e praticidade são itens de primeira necessidade.
Para todo mundo que trabalha e tem filhos é um desafio preparar um jantar decente e fazer a criança comer no cansaço do fim do dia.
Algumas loucas ainda querem fotografar a comida e postar num blog :)
As receitas dela tem me ajudado muito, esse frango em especial, fez a criança limpar o prato! E eu fiquei feliz, claro!



Coxas africanas
Fonte: Na Cozinha com Nigella

Ingredientes:
  • 80 ml de molho inglês
  • 4 colheres (sopa) de ketchup
  • 2 colheres (chá) de mostarda em pó ( não tinha, usei Dijon)
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 colher (sopa) de geléia de damasco
  • 1 cebola finamente picada
  • 8 coxas de frango
  • 1 colher (sopa) de azeite
Preparo:
  1. Misture o molho inglês. o ketchup, a mostarda, o gengibre, a geléia e a cebola;
  2. Envolva as coxas nessa marinada, cobrindo-as completamente. Deixe de um dia para o outro tampado na geladeira.
  3. Espalhe o azeite em uma assadeira onde as coxas fiquem acomodadas sem muita folga;
  4. Acomode as coxas e por cima o restante da marinada;
  5. Asse por 1 hora, em forno preaquecido a 200 graus, regando com o molho umas duas vezes enquanto assa.
Trabalho praticamente zero, se quiser ainda mais praticidade, informam que pode congelar o frango em um saco com marinada por 3 meses.
Depois é só descongelar de um dia para o outro na geladeira e assar. ( Não testei!)

Beijos,

Patê de Tomate

Oi gente!

Hoje uma opção levinha e diferente de patê.
Sou fã de qualquer receita com tomates e essa agradou bastante, a textura não é tão cremosa como os patês tradicionais, mas vale a pena experimentar.
Se não for vegano e quiser algo mais cremoso, misture com ricota amassada . Eu fiz com uma parte e ficou bem gostoso também.





Patê de Tomate
Fonte: Cantinho Vegetariano

Ingredientes:
  • 1 cebola picada
  • 5 tomates picados, sem peles e sem sementes
  • 1 pimentão verde picado
  • 2 cenouras picadas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 50 g de azeitona verde picada
  • Sal, cheiro-verde. manjericão e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
  1. Bata no liquidificador a cebola, os tomates, o pimentão e as cenouras, tudo cru.Se precisar, coloque um pouco de água para bater;
  2. Numa panela, coloque o azeite e acrescente os ingredientes batidos, o sal e a pimenta;
  3. Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando;
  4. Quando estiver bem refogado, com textura de patê, retire do fogo e coloque o cheiro-verde, o manjericão e as azeitonas;
  5. Sirva depois de frio;
Beijos,

Blogagem Coletiva - Plágio não!

Imagem de Túlio Sousa- Macho Gourmet

"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."  by Wikipédia

O blog anda devagar, mas não poderia deixar de vir aqui levantar a bandeira e apoiar a causa.
Já é o terceiro ano que abordamos o tema e ainda assim não tivemos mudanças. Mudar comportamentos e mentes é difícil!

Diariamente temos fotos e textos publicados sem os devidos créditos, marcas d´água apagadas, nosso trabalho desvalorizado.

Um desperdício de energia para que uma situação dessas seja "consertada". E nem sempre temos êxito, muitos acham que já que está na rede é de domínio público, não tem dono.

Um blog é mantido por amor! Por amor a comida, por amor as palavras, por amor aos leitores, em poucos casos ( poucos mesmo) existe remuneração. É prazer mas dá trabalho!

Plagiar é fácil, o plagiador pode conseguir uma página com milhões de "likes", mas sinceramente nunca vi ninguém se desenvolver com " copie e cole ".

Sem contar que plágio é CRIME!

 aqui um desabafo texto mais completo.

Fé que em 2014 teremos notícias melhores!

Beijos,

Bolo de gengibre com Guinness


Quando fiz este post me perguntaram se o livro da Nigella valia a pena. E eu digo vale sim!!
É verdade que algumas receitas pedem ingredientes não muito usuais aqui no Brasil, porém nada que não possa se adaptado, afinal é ai que entra nossa criatividade.
As receitas são bem úteis, dá para fazer no dia a dia sem problemas e dar uma sofisticada quando necessário.
E as fotos? Ahh as fotos são lindas! Já folhei o livro muitas vezes por causa delas e das histórias que acompanham.
Comida e história é comigo mesmo!

Comecei com a receita que mais me chamou atenção, no título gengibre e Guinness, começo a ler e vejo que leva várias especiarias, apaixonei.

Esse bolo é no minimo diferente, tanto no sabor como no preparo. Vale cada pedaço!





Bolo de gengibre com Guinness

Ingredientes:

  • 150 g de manteiga
  • 300 g de melado de cana
  • 200 g de açúcar mascavo escuro
  • 250 ml de cerveja Guinness
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1/4 colher (chá) de cravo em pó
  • 300 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 300 g de creme azedo
  • 2 ovos

Preparo:

  1. Preaqueça seu forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga e unte-a;
  2. Coloque a manteiga, o melado, o açúcar mascavo, a Guinness, o gengibre, a canela e o cravo em pó em uma panela e derreta lentamente, em fogo baixo;
  3. Retire do fogo e incorpore a farinha e o bicarbonato. Você terá de ser paciente e bater bem para desfazer todos os caroços;
  4. Bata o creme azedo e os ovos e incorpore a mistura do bolo de gengibre, batendo novamente para obter uma massa lisa;
  5. Coloque a massa na assadeira preparada e asse por cerca de 45 minutos. Quando estiver pronto, terá crescido e ficado brilhante no centro;
  6. Deixe esfriar antes de cortar.

Dura até 2 semanas se bem armazenado e pode ser congelado.
Mas já aviso não vai durar tudo isso!

Para o creme azedo, eu usei  300 g de creme de leite fresco e suco de 1 limão pequeno, misturei bem e deixei descansar por uns 30 minutos.
Pode comprar pronto se encontrar. Só não deixe de fazer!

Beijos,

Frango ao molho de tangerina

Receita para variar o frango do dia a dia.
Para quem curte agridoce essa opção é especial. Jantar pronto em 30 minutos.
Dá para fazer hoje!



Frango ao molho de tangerina
Fonte: adaptada do livro da Nestle
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
  • 1/2 kg de filé de frango em tiras
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de suco de tangerina
  • 1 colher (sopa) de gergelim torrado para polvilhar
Preparo:
  1. Tempere o frango com sal e pimenta ( ou o tempero que preferir);
  2. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure o frango;
  3. Retire o frango da frigideira e reserve;
  4. Nesta mesma frigideira, acrescente a farinha de trigo e doure-a;
  5. Acrescente o suco de tangerina e a pimenta dedo de moça, mexendo bem por aproximadamente 3 minutos, até engrossar;
  6. Misture o frango reservado e sirva polvilhado com gergelim.
Beijos,