Bolo de gengibre com Guinness


Quando fiz este post me perguntaram se o livro da Nigella valia a pena. E eu digo vale sim!!
É verdade que algumas receitas pedem ingredientes não muito usuais aqui no Brasil, porém nada que não possa se adaptado, afinal é ai que entra nossa criatividade.
As receitas são bem úteis, dá para fazer no dia a dia sem problemas e dar uma sofisticada quando necessário.
E as fotos? Ahh as fotos são lindas! Já folhei o livro muitas vezes por causa delas e das histórias que acompanham.
Comida e história é comigo mesmo!

Comecei com a receita que mais me chamou atenção, no título gengibre e Guinness, começo a ler e vejo que leva várias especiarias, apaixonei.

Esse bolo é no minimo diferente, tanto no sabor como no preparo. Vale cada pedaço!





Bolo de gengibre com Guinness

Ingredientes:

  • 150 g de manteiga
  • 300 g de melado de cana
  • 200 g de açúcar mascavo escuro
  • 250 ml de cerveja Guinness
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1/4 colher (chá) de cravo em pó
  • 300 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 300 g de creme azedo
  • 2 ovos

Preparo:

  1. Preaqueça seu forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga e unte-a;
  2. Coloque a manteiga, o melado, o açúcar mascavo, a Guinness, o gengibre, a canela e o cravo em pó em uma panela e derreta lentamente, em fogo baixo;
  3. Retire do fogo e incorpore a farinha e o bicarbonato. Você terá de ser paciente e bater bem para desfazer todos os caroços;
  4. Bata o creme azedo e os ovos e incorpore a mistura do bolo de gengibre, batendo novamente para obter uma massa lisa;
  5. Coloque a massa na assadeira preparada e asse por cerca de 45 minutos. Quando estiver pronto, terá crescido e ficado brilhante no centro;
  6. Deixe esfriar antes de cortar.

Dura até 2 semanas se bem armazenado e pode ser congelado.
Mas já aviso não vai durar tudo isso!

Para o creme azedo, eu usei  300 g de creme de leite fresco e suco de 1 limão pequeno, misturei bem e deixei descansar por uns 30 minutos.
Pode comprar pronto se encontrar. Só não deixe de fazer!

Beijos,

Frango ao molho de tangerina

Receita para variar o frango do dia a dia.
Para quem curte agridoce essa opção é especial. Jantar pronto em 30 minutos.
Dá para fazer hoje!



Frango ao molho de tangerina
Fonte: adaptada do livro da Nestle
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
  • 1/2 kg de filé de frango em tiras
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de suco de tangerina
  • 1 colher (sopa) de gergelim torrado para polvilhar
Preparo:
  1. Tempere o frango com sal e pimenta ( ou o tempero que preferir);
  2. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure o frango;
  3. Retire o frango da frigideira e reserve;
  4. Nesta mesma frigideira, acrescente a farinha de trigo e doure-a;
  5. Acrescente o suco de tangerina e a pimenta dedo de moça, mexendo bem por aproximadamente 3 minutos, até engrossar;
  6. Misture o frango reservado e sirva polvilhado com gergelim.
Beijos,

Sopa de Lentilhas Perfumada

Pode ser uma sopa ou um cozido, você decide.
Eu já postei uma sopa de lentilhas aqui no blog e na verdade eu só mudo o tempero, o que deu o diferencial dessa vez foi o garam masala, que é uma mistura de especiarias muito utilizada na Índia e deixou a receita muito perfumada.

Eu sou fã desses temperos diferentes, mas não deixe de fazer a receita se não tiver o garam masala, eu já usei curry, páprica, dedo de moça e também fica bom. O importante é esquentar!

A mesma receita simples sempre com um toque diferente!



Sopa de Lentilhas Perfumada
Ingredientes:
  • 1 xícara de lentilhas
  • 1 tomate picado
  • 1 cenoura picada
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (chá) de garam masala
  • 1/2 colher (chá) de páprica ( usei a picante)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 70g de bacon (opcional)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • água ou caldo (legumes ou carne), 1 litro aproximadamente
Preparo:
  1. Coloque as lentilhas em uma tigela e cubra com água, deixe de molho por 30 minutos; 
  2. Escorra e reserve;
  3. Na panela de pressão, coloque o azeite e doure o bacon. Caso solte muita gordura, descarte um pouco antes de agregar os outros ingredientes;
  4. Adicione a cebola, a cenoura, o tomate e as lentilhas;
  5. Adicione os temperos, garam masala, páprica, sal e pimenta;
  6. Cubra as lentilhas com água ou caldo;
  7. Tampe a panela e depois que soltar pressão deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos;
  8. Depois que sair a pressão da panela, abra com cuidado e deixe o caldo engrossar.
Servi com um ovo poche.

Se preferir cozinhe em panela comum, eu uso a panela de pressão porque é mais rápido.

Beijos,

Bolachinhas de Amor e Canela

Outro dia postei na página do blog no facebook esses dois livros:



Foi presente de um amigo muito querido que minha insanidade afastou e a "vida" me presenteou com a oportunidade de reencontrá-lo.
Dessas pessoas lindas, inteligentes, que a gente não cansa de olhar, nem de ouvir, que faz carinho na nossa alma só de estar por perto e deixa tudo mais colorido.
E se não bastasse ainda nos presenteia com coisas que a gente ama. Como não adorar essas pessoas?

Com uma série de receitas já marcadas, abri as portas e soprei a poeira dessa cozinha para um muito obrigada, da única forma que eu sei fazer.

Fiz essas bolachas para estrear o livro da Dona Benta.
O livro é uma bíblia, tem tudo que você imaginar e os índices são muito práticos, você pode buscar por receita ou por ingrediente, ou seja, aproveitamento total!



Bolachinhas de Amor e Canela

Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 80g de manteiga
  • 3 gemas
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • açúcar e canela em pó para polvilhar
Preparo:
  1. Amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa, que despregue das mãos. No início vai virar uma "farofa" e você vai achar que deu errado, mas continue amassando, muito amor nessa hora que vai dar certo;
  2. Abra a massa com um rolo na espessura de 1/2 cm. Eu sempre abro a massa entre dois plásticos, limpos, para facilitar;
  3. Corte no formato desejado;
  4. Coloque em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e leve aos forno por 20 minutos;
  5. Depois de frio polvilhe com açúcar e canela;

Não precisa assar demais, os 20 minutos são suficientes, as bolachinhas secam depois de frias.
A massa em si não leva canela, mas eu adicionei e ficou muito bom.



Perfeita para acompanhar um chá de fim de noite!

Amanhã tem bolo da Nigella, me empolguei!

Beijos,

Bolo de Banana sem açúcar e sem farinha

Bananas maduras demais para comer, frio e vontade de bolo. Joguei no google, " bolo de banana", cheguei a receita  desse bolo que foi dada no programa da Cátia Fonseca.
Confesso que fiquei em dúvida se daria certo, mais algumas pesquisas e vi que algumas blogueiras
 ( Panelaterapia e Danni y Lype) já tinham testado e tinha dado certo.
Arrisquei!
Levou 5 minutos para preparar, mais o tempo de forno claro e pouca louça para lavar. Quer coisa melhor?

Para as formigas de plantão, vale colocar um pouco de açúcar , sei que a proposta do bolo é não usá-lo , mas para mim faltou "doce".
Talvez se eu tivesse seguido a receita na integra e batido as passas teria obtido um resultado melhor. Fica a dica!



Bolo de Banana sem açúcar e sem farinha

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 4 bananas bem maduras
  • 1/3 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de aveia
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas

Preparo:
  1. Bata no liquidificador, os ovos, o óleo e as bananas;
  2. Transfira para uma tigela e acrescente a aveia, as passas e o fermento;
  3. Misture bem e coloque a massa em um forma untada e polvilhada ( usei forma de "pudim");
  4. Asse por aproximadamente 20 minutos.
  5. Pode servir com mel ou polvilhado com açúcar de canela.
Beijos,