Sopa de Lentilhas Perfumada

Pode ser uma sopa ou um cozido, você decide.
Eu já postei uma sopa de lentilhas aqui no blog e na verdade eu só mudo o tempero, o que deu o diferencial dessa vez foi o garam masala, que é uma mistura de especiarias muito utilizada na Índia e deixou a receita muito perfumada.

Eu sou fã desses temperos diferentes, mas não deixe de fazer a receita se não tiver o garam masala, eu já usei curry, páprica, dedo de moça e também fica bom. O importante é esquentar!

A mesma receita simples sempre com um toque diferente!



Sopa de Lentilhas Perfumada
Ingredientes:
  • 1 xícara de lentilhas
  • 1 tomate picado
  • 1 cenoura picada
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (chá) de garam masala
  • 1/2 colher (chá) de páprica ( usei a picante)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 70g de bacon (opcional)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • água ou caldo (legumes ou carne), 1 litro aproximadamente
Preparo:
  1. Coloque as lentilhas em uma tigela e cubra com água, deixe de molho por 30 minutos; 
  2. Escorra e reserve;
  3. Na panela de pressão, coloque o azeite e doure o bacon. Caso solte muita gordura, descarte um pouco antes de agregar os outros ingredientes;
  4. Adicione a cebola, a cenoura, o tomate e as lentilhas;
  5. Adicione os temperos, garam masala, páprica, sal e pimenta;
  6. Cubra as lentilhas com água ou caldo;
  7. Tampe a panela e depois que soltar pressão deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos;
  8. Depois que sair a pressão da panela, abra com cuidado e deixe o caldo engrossar.
Servi com um ovo poche.

Se preferir cozinhe em panela comum, eu uso a panela de pressão porque é mais rápido.

Beijos,

Bolachinhas de Amor e Canela

Outro dia postei na página do blog no facebook esses dois livros:



Foi presente de um amigo muito querido que minha insanidade afastou e a "vida" me presenteou com a oportunidade de reencontrá-lo.
Dessas pessoas lindas, inteligentes, que a gente não cansa de olhar, nem de ouvir, que faz carinho na nossa alma só de estar por perto e deixa tudo mais colorido.
E se não bastasse ainda nos presenteia com coisas que a gente ama. Como não adorar essas pessoas?

Com uma série de receitas já marcadas, abri as portas e soprei a poeira dessa cozinha para um muito obrigada, da única forma que eu sei fazer.

Fiz essas bolachas para estrear o livro da Dona Benta.
O livro é uma bíblia, tem tudo que você imaginar e os índices são muito práticos, você pode buscar por receita ou por ingrediente, ou seja, aproveitamento total!



Bolachinhas de Amor e Canela

Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 80g de manteiga
  • 3 gemas
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • açúcar e canela em pó para polvilhar
Preparo:
  1. Amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa, que despregue das mãos. No início vai virar uma "farofa" e você vai achar que deu errado, mas continue amassando, muito amor nessa hora que vai dar certo;
  2. Abra a massa com um rolo na espessura de 1/2 cm. Eu sempre abro a massa entre dois plásticos, limpos, para facilitar;
  3. Corte no formato desejado;
  4. Coloque em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e leve aos forno por 20 minutos;
  5. Depois de frio polvilhe com açúcar e canela;

Não precisa assar demais, os 20 minutos são suficientes, as bolachinhas secam depois de frias.
A massa em si não leva canela, mas eu adicionei e ficou muito bom.



Perfeita para acompanhar um chá de fim de noite!

Amanhã tem bolo da Nigella, me empolguei!

Beijos,

Bolo de Banana sem açúcar e sem farinha

Bananas maduras demais para comer, frio e vontade de bolo. Joguei no google, " bolo de banana", cheguei a receita  desse bolo que foi dada no programa da Cátia Fonseca.
Confesso que fiquei em dúvida se daria certo, mais algumas pesquisas e vi que algumas blogueiras
 ( Panelaterapia e Danni y Lype) já tinham testado e tinha dado certo.
Arrisquei!
Levou 5 minutos para preparar, mais o tempo de forno claro e pouca louça para lavar. Quer coisa melhor?

Para as formigas de plantão, vale colocar um pouco de açúcar , sei que a proposta do bolo é não usá-lo , mas para mim faltou "doce".
Talvez se eu tivesse seguido a receita na integra e batido as passas teria obtido um resultado melhor. Fica a dica!



Bolo de Banana sem açúcar e sem farinha

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 4 bananas bem maduras
  • 1/3 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de aveia
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas

Preparo:
  1. Bata no liquidificador, os ovos, o óleo e as bananas;
  2. Transfira para uma tigela e acrescente a aveia, as passas e o fermento;
  3. Misture bem e coloque a massa em um forma untada e polvilhada ( usei forma de "pudim");
  4. Asse por aproximadamente 20 minutos.
  5. Pode servir com mel ou polvilhado com açúcar de canela.
Beijos,

Resultado do Sorteio Mococa

Boa noite pessoal!

Desculpem o atraso, o vencedor do sorteio da Mococa é:


  1. Julliana Cristina Cabral
  2. Vanderleia Andrade
  3. Sheila Ortega
  4. Claudia Oliveira
  5. Alice Rodrigues
  6. Alice Rodrigues (facebook)
  7. Air Batista
  8. Air Batista (facebook)
  9. Regina Garbulho
  10. Leonice Campelo
  11. Vera Munhoz
  12. Vera Munhoz (Facebook)
  13. Paloma Abe 
  14. Paloma Abe(Facebook)
  15. Gisele Carvalho Lopes
  16. Cici Anne Shimada
  17. Cici Anne Shimada ( facebook)
  18. Rafinhaah'
  19. Guilherme Munhoz
  20. Norimoto Abe
  21. Lenira Haus
Parabéns Alice!!! Vou enviar um email solicitando seus dados!

Beijos,

Brigadeiro de castanha do pará


No mesmo conceito do brigadeiro de nozes, fiz esse de castanha do pará.
Para quem gosta de castanhas é uma tentação, difícil comer um só.
Aconselho, triturar menos as castanhas que vai cobrir os doces ou passar com açúcar cristal.
A castanha é bastante oleosa e "molhou" todas as forminhas de papel.
Usar forminhas mas resistentes e/ou usar os tapetinhos para doces também resolve o problema.

Os docinhos foram para o aniversário da minha avó: brigadeiro tradicional, olho de sogra de preguiçosa e brigadeiro de castanhas.



Brigadeiro de castanha do pará
Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100g de castanhas do pará triturada
  • castanhas do pará trituradas ou açúcar cristal para envolver os doces

Preparo:

  1. Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e 100g de castanha do pará triturada;
  2. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela ( ponto de brigadeiro);
  3. Transfira para um prato levemente untado com manteiga e deixe esfriar;
  4. Faça bolinhas e envolva na castanhas do pará trituradas ou açúcar cristal.

Mais receitas de docinhos e dicas de preparo aqui.



Beijos,