Pavê de Maracujá


Essa sobremesa foi feita para alguma comemoração familiar que eu nem me lembro qual foi, para vocês terem uma noção do atraso das postagens.

Eu já tinha visto em diversos blogs e revistas, e por se tratar de uma das minhas frutas preferidas fiquei sonhando com a sobremesa. Não sei de quem é a receita original, fiz sem uma receita especifica.

É uma delícia, fácil e rende muito.

Boa opção para o dia das Mães, se sua família não for tão numerosa basta reduzir tudo pela metade!



Pavê de Maracujá

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite sem soro
  • 2 medidas da lata de suco de maracujá concentrado
  • 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1 litro de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
  • chocolate meio amargo picado a gosto
  • 1 pacote de bolacha maisena ou leite
  • polpa de 1 maracujá grande
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Preparo:

  1. No liquidificador bata o leite condensado, creme de leite sem soro e o suco de maracujá até ficar homogêneo;
  2. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e misture ao creme de maracujá e bata mais um pouco e reserve; ( eu usei a gelatina somente para dar uma "encorpadinha" no creme)
  3. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly adoçando a gosto e reserve;
  4. Em um refratário grande alterne camadas de creme chantilly, bolacha, creme de maracujá e chocolate picado, finalizando com creme de maracujá;
  5. Leve a geladeira até adquirir consistência, de preferência de um dia para o outro;
  6. Em uma panela coloque a polpa de maracujá com o açúcar e deixe ferver até formar uma calda, deixe esfriar bem e coloque sobre o pavê gelado;
  7. Decore com chantilly e chocolate picado.


Opção: na cobertura eu utilizei um produto da Mago chamado Cobertura fácil que permite um acabamento bem legal em tortas e sobremesas como esta. Não altera o sabor.
A receita básica é 300 ml de suco de frutas , 200g de açúcar e 15g do pó da cobertura.
Eu fiz 1/2 receita e acrescentei a polpa de 1 maracujá para ter o efeito das sementes.

Beijos,

* este post não é um publieditorial

Caneloni de berinjela

Ressuscitando 3, 2, 1...

Vamos ver se agora vai!
Essa receita foi adaptada do livro que ganhei no Encontro Gourmet ano passado, " Comer, falar e curtir" da GE.
Só o título do livro já me agrada!
Troquei o presunto cru por tomate seco e confesso que "roubei" no molho, usei pronto !
Se o usar caseiro vai ficar muito melhor, e até sem o molho essa receita ficou gostosa.
Vamos lá!



Caneloni de berinjela
rendimento: 2 porções

Ingredientes:

  • 6 fatias finas de berinjela
  • 200g de ricota
  • 50g de nozes
  • 50g de tomate seco ( na receita original vai presunto cru)
  • azeite
  • sal
  • pimenta do reino
  • molho de tomate


Preparo:

  1. Tempere a berinjela com sal e aguarde 15 minutos para que escorra a água. Em seguida lave e seque as fatias;
  2. Grelhe a berinjela em fogo alto com um pouco de azeite e reserve;
  3. Misture a ricota , com as nozes e os tomates secos picados, tempere com sal e pimenta do reino;
  4. Coloque um pouco da pasta de ricota sobre as fatias de berinjela e enrole como um caneloni;
  5. Coloque um pouco de molho em um prato ou refratário, por cima os "canelonis" e finalize com mais molho;
  6. Sirva em seguida.


Beijos,

Encontro de Blogueiros de SP e Interior

Olá pessoal

Sábado passado estive no primeiro Encontro de Blogueiros de SP e Interior, organizado pela Sadhia, Léia e Ana Claudia.

Passamos uma tarde muito agradável, recheada de bom papo, pessoas queridas e ainda ganhamos muitos presentinhos.

A idéia inicial era passar para o mundo real a amizade virtual ( alguns eu já conhecia!) porém as meninas trabalharam muito e transformaram o encontro num super evento!

Essa interação é sempre muito legal. É ótimo poder entregar o abraço pessoalmente aos amigos virtuais, ouvir suas histórias, conhecer suas famílias e porque não, falar de comida!

Contamos ainda com representantes das empresas Mago e Fugini.

Vejam como foi:

Todos juntos e misturados! Eu com o doce Davi!
Foto da Sadhia

As organizadoras e eu! Estava com sorte, ganhei muitos brindes!

Fabiola, Vanessa, Augusto e Léo

Tiago da Fugini

Silvana da Mago

Presentes dos patrocinadores

Querida amiga Fabiola do Brie com Goiabada
Toalha que ganhei no sorteio feita pela Fabíola, ovo da Deli Art  presente da  Dirlene e missoshiro  presente da Irene do Danny e Lype

Olha o que era esse ovo! Delícia! #vaigordinha
Recomendadíssimo!!!

Mago, Ajinotomo, Mococa e Vitao

Cooklovers, Café Pele, Plasvale e Fugini e Paineira


Obrigada a todos pela companhia, as meninas pela organização e aos patrocinadores pelos presentes!

Até a próxima! Que seja breve!

Beijos,


Bolo de Banana com Caramelo

Desde o dia que o presente da minha amiga secreta chegou que eu estou com esse bolo na cabeça.
É claro que o meu não chegou nem perto da foto do livro, normal!
Nossa Senhora da Cozinha está precisando me iluminar!

Sobre o bolo: é bom, muito bom eu diria!

Eu tive problemas com a cobertura, o sabor ficou bom, mas a textura não! Em contato com a boca quase vira uma balinha.
Pode ser porque eu reduzi a receita, não sei ao certo. Optei por não espalhar sobre o bolo todo.

O bolo fica baixo ( o da foto também ficou, ufa!), se quiser um bolo mais alto, asse em uma forma menor.

Se não quiser arriscar a cobertura, uma chuva de açúcar com canela por cima do bolo fica ótimo. O massa do bolo não é muito doce.

Enquanto assa o perfume de banana e canela invade a casa. E bolo assando, para mim, transforma a casa em lar e só por isso já vale a pena!



Bolo de Banana com Caramelo

Massa:
  • 170g de manteiga
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 3 ovos batidos
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
  • 1/4 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 bananas amassadas
  • 2 colheres (sopa) de leite

Cobertura:
  • 1 1/3 xícara (chá) de leite condensado
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar
  • 3 bananas em fatiada
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1/3 xícara (chá) de chocolate ralado

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 33 cm X 23 cm e forre com papel manteiga;
  2. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga. Junte os ovos, a farinha, a canela e o fermento, misture bem;
  3. Incorpore as bananas amassadas e o leite;
  4. Coloque a massa na forma e nivele;
  5. Asse por 30 minutos ou até o bolo crescer e dourar;
  6. Deixe esfriar por 10 minutos, desenforme e deixe esfriar por completo;
  7. Para cobertura, coloque o leite condensado em uma panela com a manteiga e o açúcar. Mexa até o açúcar dissolver e a mistura ficar grossa e em tom de caramelo. Deixe esfriar;
  8. Espalhe o caramelo por cima do bolo  e depois coloque as bananas fatiadas por cima;
  9. Bata o creme de leite na batedeira até obter ponto de chantilly;(não usei)
  10. Coloque por cima das bananas e polvilhe com chocolate ralado.
Beijos e bom carnaval!

Terrine de Morangos

Oi gente!!

Feliz 2013 para todo mundo!! Espero que tenham aproveitado bastante a festança!
E nada melhor do que começar o ano com as comidinhas que rolaram no Réveillon.
Ainda bem que a sobremesa já acabou, porque essa semana eu preciso mesmo é de uma detox!!
Achei essa sobremesa linda e gostosinha, mas linda que gostosa.
Para quem não gosta de doce muito doce é perfeita!



Terrine de Morangos
receita do Almanque Culinário
Ingredientes:
  • 1 caixa de morangos
  • 1 caixa de gelatina de morango
  • 200 ml de água quente
  • 100 gramas de ricota
  • 1 copo de leite
  • 2 xícaras de chá de leite em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar ( substitui por 3 colheres de leite condensado)
  • 2 envelopes de gelatina em pó incolor
  • 200 ml de água quente
Preparo:
  1. Dissolva a gelatina de morango na água quente.
  2. Unte uma forma de bolo inglês com óleo de soja.
  3. Despeje a gelatina de morango e acomode os morangos no fundo da forma.
  4. Leve a geladeira até endurecer.
  5. Em uma tigela dissolva os dois pacotes de gelatina incolor na água quente e reserve.
  6. No liquidificador bata a ricota, o leite em pó, o leite, o açúcar e a gelatina. Despeje sobre a gelatina já endurecida e leve à geladeira por 4 horas ou até endurecer.
  7. Desenforme; 
Pode servir com geléia de morangos, eu não usei.
Para desenformar eu aqueci levemente o fundo da forma na chama do fogão.

O efeito visual é incrível e acho que o pessoal gostou, porque não sobrou nada!

Beijos,