Terrine de Morangos

Oi gente!!

Feliz 2013 para todo mundo!! Espero que tenham aproveitado bastante a festança!
E nada melhor do que começar o ano com as comidinhas que rolaram no Réveillon.
Ainda bem que a sobremesa já acabou, porque essa semana eu preciso mesmo é de uma detox!!
Achei essa sobremesa linda e gostosinha, mas linda que gostosa.
Para quem não gosta de doce muito doce é perfeita!



Terrine de Morangos
receita do Almanque Culinário
Ingredientes:
  • 1 caixa de morangos
  • 1 caixa de gelatina de morango
  • 200 ml de água quente
  • 100 gramas de ricota
  • 1 copo de leite
  • 2 xícaras de chá de leite em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar ( substitui por 3 colheres de leite condensado)
  • 2 envelopes de gelatina em pó incolor
  • 200 ml de água quente
Preparo:
  1. Dissolva a gelatina de morango na água quente.
  2. Unte uma forma de bolo inglês com óleo de soja.
  3. Despeje a gelatina de morango e acomode os morangos no fundo da forma.
  4. Leve a geladeira até endurecer.
  5. Em uma tigela dissolva os dois pacotes de gelatina incolor na água quente e reserve.
  6. No liquidificador bata a ricota, o leite em pó, o leite, o açúcar e a gelatina. Despeje sobre a gelatina já endurecida e leve à geladeira por 4 horas ou até endurecer.
  7. Desenforme; 
Pode servir com geléia de morangos, eu não usei.
Para desenformar eu aqueci levemente o fundo da forma na chama do fogão.

O efeito visual é incrível e acho que o pessoal gostou, porque não sobrou nada!

Beijos,

Seja bem vindo 2013!


 
Até que enfim 2012 está indo embora!
No fundo eu sei que amanhã tudo ainda estará igual, mas a sensação de recomeço, de uma nova oportunidade, renova o espírito.
Também é quase impossível não fazer uma retrospectiva, muitos fazem isso mentalmente e loucos como eu escrevem no blog!
2012 não foi um ano fácil para mim, pessoalmente foi um tempo de decisões, de frustrações, diria que de muita raiva.
Eu não sou um ser muito espiritualizado quando o assunto é canalizar raiva, quem me acompanha no facebook já deve ter percebido!
Terminei um relacionamento de muitos anos, o único sério que eu tive, foi necessário e libertador!
Ainda assim causou dor, afetou minha rotina, meu espírito, o trabalho e acabou afetando essa cozinha também.
Acabei cozinhando menos, esqueci fotos e fiz muita coisa ruim! O tempo para o lazer ficou ainda mais curto, mas tudo nessa vida é adaptação, e eu vou retomando e vou fazer essa cozinha funcionar em 2013, porque é isso que eu mais gosto de fazer!
Ahh mas eu também tive coisas muitos boas em 2012, me apaixonei ainda mais pela atividade física, apaixonei de verdade!
Se você não faz nada coloca aí na sua listinha para 2013, vai por mim, é uma ex sedentária que está falando!
E você vai poder comer mais!! ( isso é mentira, não pode!)
Vi meu filho, que é minha vida, se desenvolver saudável e feliz. Tive junto de mim minha família que me ama de verdade e me apoiou o tempo todo.
Aprendi a olhar para os lados e ver que meus problemas são insignificantes, que a vida tem muito para oferecer e precisamos de bem pouco para aproveitá-la.
Aprendi a me aceitar como eu sou, assim intensa, preto no branco, frio ou quente, tudo ou nada, eu sou assim e esse é meu equilíbrio. Tem gente que simplesmente não vai gostar, fazer o que?
E sem dúvidas o momento mais especial do ano, foi conhecer pessoas tão queridas que saíram do mundo virtual para o real.
Eu ainda vou passar muito tempo agradecendo as meninas que organizaram o Encontro Gourmet, foi realmente demais.
Um "simples" encontro de blogueiros me deu outra visão de vida, muito além das minhas 4 paredes.
Esse pessoal vai ficar no meu coração.
E é por isso que eu termino o ano feliz, cheia de esperanças, com uma lista vasta de coisas para realizar e ansiosa para receber o que Deus preparou para mim.

E como para mim esse também é um tempo de agradecer:

Obrigada de coração aos queridos leitores e ao grupo de foodbloggers que fazem minha vida mais leve e feliz!

Obrigada a minha família que tanto faz por mim e pelo Gabi.


Um 2013 cheio de esperança e realizações para todos! Que nossos sonhos se tornem a melhor realidade!

Feliz Ano Novo!!!

Ahhh esqueci, o ano que vem tem receita tá?

Beijos

Feliz Natal

Pessoas queridas,

mesmo que muito rápido quero deixar aqui o meu muito obrigada para quem visita esse cantinho.
E desejar os melhores votos de Feliz Natal!
Que todos tenham uma noite abençoada na companhia das pessoas que amam e da estrela principal, o amado menino Jesus.
Que Ele nos traga muita paz, muita luz e tudo aquilo que necessitamos.
E que Ele continue abençoando nossas cozinhas, que as preencha não só com alimentos mas com muito amor!

Beijinhos açúcarados!!

Bolo de Cacau e Vinho

Estava a procura de uma receita com agar agar para testar e logo me lembrei do Chucrute com Salsicha, o primeiro blog que eu encontrei e vai ser sempre um queridinho para mim.

É fato que encontrei a receita com o bendito agar agar, mas não tinha todos os ingredientes, ent"ao vai ficar para depois!

Mas nunca saio de lá com as mãos abanando, lembrei desse bolo que tinha anotado a tempos e ainda não tinha feito.

Tinha cacau e um vinho tinto orgânico que ganhei da La Plastina no Encontro Gourmet e foi assim que aguentei firme o calor do forno acesso para me deliciar com esse bolo.

O bolo ficou muito bom e dá para sentir bem o sabor e o aroma do vinho.

Afinal o mundo ainda não acabou, mas e se acaba e eu sem bolo?



Bolo de Cacau e Vinho

Ingredientes:
  • 2 ovos grandes
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de cacau em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 200g de manteiga amolecida
  • 1 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 1/4 de xícara de vinho tinto seco
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • açúcar e confeiteiro para polvilhar

Preparo:
  1. Em uma tigela misture a farinha de trigo e o cacau em pó e reserve;
  2. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado;
  3. Adicione os ovos um a um e bata bem;
  4. Adicione o sal e o extrato de baunilha;
  5. Vá adicionando alternadamente a mistura de farinha com cacau e o vinho, até formar uma massa homogênea;
  6. Desligue a batedeira e misture o fermento em pó;
  7. Asse em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada em forno pré aquecido 180ºC até que faça o teste do palito e ela saia seco.


Os presentinhos do EG ainda estão dando frutos na minha cozinha!

Beijos,

Blogagem Coletiva: Lembranças da Infância

 Oi pessoal!

A querida Fabíola do Brie com Goiabada lançou uma blogagem coletiva muito legal, sobre um tema que muito me agrada e aqui estou eu nos 45 minutos do segundo tempo para participar.

O tema são nossas memórias "gastrônomicas" da infância, tem coisa mais gostosa para lembrar?

O difícil é que sou uma manteiga derretida e é fácil chorar enquanto escrevo.

Para falar disso, só falando das 3 principais mulheres da minha vida!

Eu sempre morei no mesmo quintal que minha avó paterna, a D. Maria, ai que saudades!
O quintal vivia cheio de crianças, eu, irmão, 4 primos, em meio a brincadeiras e brigas sempre rolava um bolinho de sal ( tipo um bolinho de chuva, só que salgado) ou "cuecas viradas".

Bolo ela sempre assava dois, aos domingos, um de chocolate e outro de laranja, o melhor bolo de laranja do mundo!

Minha avó era uma querida, mas muito atrapalhada, uma italiana grande, linda e espalhafatosa, não era raro colocar mais fermento que necessário no bolo e ele vazar no forno ou colocar orégano no lugar de erva doce no bolo de fuba.

Ela também fazia o um pudim de chocolate, que ela chamava de chandelle, que comíamos vendo a Porta da Esperança!



Hoje essas lembranças nos faz rir muito e sentir ainda mais saudades dela.

Na casa da minha avó Izaura a bagunça era ainda maior, o número de primos crescia!

Ela já morou eu vários lugares, mas nosso preferido sempre foi a casa do caqui. A bagunça lá era garantida!

Ela nunca foi muito de inventar na cozinha, eu já disse aqui ela é uma avó a frente de seu tempo!!

Porém seu doce de guaraná é inesquecível! Coisa simples e tão gostosa! Já tentei fazer, mas não fica igual!

E as balas de coco!!! Essa é minha memória mais forte dela na cozinha.



Graças a Deus ainda podemos usufruir da companhia dela e o Gabriel aproveita tudo que aproveitei. Até mais, porque ele abusa e ela deixa ele fazer tudo!

É só chegar lá que já vai uma pipoquinha para panela!

E minha mãe, com quem eu aprendi tudo, inclusive a cozinhar!
Coitada teve muito trabalho para me fazer comer, eu era chata, muito chata, daquelas crianças que só comem miojo e iogurte!

Seu bolo de cenoura é imbatível! Sua torta de liquidificador, o tempero do seu bife e o feijão com pimentão picadinho ( a boca encheu de água!).



Ela manda muito bem na cozinha e em tudo que ela faz! Até hoje corre para atender minhas lombrigas, se eu fico com vontade de comer alguma coisa ela logo providência. E é tão gostoso esse mimo!

Hoje além de minha mãe ela é a avó mais babona que eu conheço!

E eu posso vivenciar tudo isso novamente pelos olhos do Gabriel!

Uma época de ingredientes muito simples que deixaram lembranças muito ricas.

Obrigada a essas 3 super mulheres que além de me iniciarem na cozinha, me prepararam para vida!

Eu amo vocês!

Obs: pronto já perdi o foco e já chorei!

Beijos!