Oi pessoal!
A querida Fabíola do
Brie com Goiabada lançou uma blogagem coletiva muito legal, sobre um tema que muito me agrada e aqui estou eu nos 45 minutos do segundo tempo para participar.
O tema são nossas memórias "gastrônomicas" da infância, tem coisa mais gostosa para lembrar?
O difícil é que sou uma manteiga derretida e é fácil chorar enquanto escrevo.
Para falar disso, só falando das 3 principais mulheres da minha vida!
Eu sempre morei no mesmo quintal que minha avó paterna, a D. Maria, ai que saudades!
O quintal vivia cheio de crianças, eu, irmão, 4 primos, em meio a brincadeiras e brigas sempre rolava um bolinho de sal ( tipo um bolinho de chuva, só que salgado) ou "cuecas viradas".
Bolo ela sempre assava dois, aos domingos, um de chocolate e outro de laranja, o melhor bolo de laranja do mundo!
Minha avó era uma querida, mas muito atrapalhada, uma italiana grande, linda e espalhafatosa, não era raro colocar mais fermento que necessário no bolo e ele vazar no forno ou colocar orégano no lugar de erva doce no bolo de fuba.
Ela também fazia o um
pudim de chocolate, que ela chamava de
chandelle, que comíamos vendo a Porta da Esperança!
Hoje essas lembranças nos faz rir muito e sentir ainda mais saudades dela.
Na casa da minha avó Izaura a bagunça era ainda maior, o número de primos crescia!
Ela já morou eu vários lugares, mas nosso preferido sempre foi a casa do caqui. A bagunça lá era garantida!
Ela nunca foi muito de inventar na cozinha, eu já disse aqui ela é uma avó a frente de seu tempo!!
Porém seu doce de guaraná é inesquecível! Coisa simples e tão gostosa! Já tentei fazer, mas não fica igual!
E as
balas de coco!!! Essa é minha memória mais forte dela na cozinha.
Graças a Deus ainda podemos usufruir da companhia dela e o Gabriel aproveita tudo que aproveitei. Até mais, porque ele abusa e ela deixa ele fazer tudo!
É só chegar lá que já vai uma pipoquinha para panela!
E minha mãe, com quem eu aprendi tudo, inclusive a cozinhar!
Coitada teve muito trabalho para me fazer comer, eu era chata, muito chata, daquelas crianças que só comem miojo e iogurte!
Seu
bolo de cenoura é imbatível! Sua torta de liquidificador, o tempero do seu bife e o feijão com pimentão picadinho ( a boca encheu de água!).
Ela manda muito bem na cozinha e em tudo que ela faz! Até hoje corre para atender minhas lombrigas, se eu fico com vontade de comer alguma coisa ela logo providência. E é tão gostoso esse mimo!
Hoje além de minha mãe ela é a avó mais babona que eu conheço!
E eu posso vivenciar tudo isso novamente pelos olhos do Gabriel!
Uma época de ingredientes muito simples que deixaram lembranças muito ricas.
Obrigada a essas 3 super mulheres que além de me iniciarem na cozinha, me prepararam para vida!
Eu amo vocês!
Obs: pronto já perdi o foco e já chorei!
Beijos!